Sobre o Programa

A Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico do PROGCIN foi instituída através da Ordem de Serviço nº 022/2020 – DEBIB, datada de 18 de maio de 2020, estabeleceu os docentes do DEBIB como responsáveis pela elaboração da posposta, sendo eles: Cássia Cordeiro Furtado, matrícula SIAPE nº 407687 (Presidente); Diana Rocha da Silva, matrícula SIAPE nº 1227663; Márcio Ferreira da Silva, matrícula SIAPE nº 1845152; e Raimunda Ramos Marinho, matrícula SIAPE nº 1096924.

Como ponto de partida foi realizado um estudo mercadológico, buscando identificar oportunidades e nichos profissionais, decorrentes das mudanças sociais e as alterações que impactam o campo profissional da Ciência da Informação.

Para complementar o estudo foi realizado uma investigação com profissionais da área,  objetivando identificar e conciliar as demandas da sociedade, do mercado, com as expectativas dos egressos para elaboração de proposta original e tempestiva, percorrendo um novo itinerário para construção do projeto.

A aplicação da pesquisa contou com a colaboração do Conselho Regional de Biblioteconomia, 13ª Região, que encaminhou mala direta aos profissionais cadastrados nessa entidade, além de divulgação nas redes sociais. Esse levantamento buscou identificar, principalmente, as seguintes informações: formação acadêmica; histórico profissional, interesses formativos e áreas prioritárias para educação continuada.

Os respondentes apontaram as competências necessárias para suprir o desenvolvimento de suas atividades profissionais, onde tiveram destaque as áreas: Tecnologia de Informação e Comunicação; Inovação/criatividade/modernização dos serviços; Gestão e administração de unidades de informação; Mediação de Leitura/literatura; Bases de dados/indexação/preservação de documentos eletrônicos/digitais e Serviços para Pessoas com deficiência. Na indicação das áreas preferenciais para realização de curso de formação continuada tiveram destaque:

• Organização da informação – 94,4%;
  • Informação digital – 79,6%e
  • Educação, leitura e mediação – 69,4%.

O projeto pedagógico do PROGCIN contou ainda com a colaboração dos discentes do Departamento de Biblioteconomia, uma vez que sempre foi pauta das Assembleias Departamentais. Merece destaque as reuniões realizadas com os futuros professores do Curso de Mestrado Profissional, para tratar das linhas de pesquisa, disciplinas, ementas e carga horária.

Ressalta-se a parceria com o Reitoria da UFMA, AGEUFMA e o Centro de Ciências Sociais (CCSo), que, nas diversas reuniões realizadas, confirmaram total apoio ao PROGCIN.

Enfatiza-se o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão – SECTI e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, que emitiram cartas de cooperação interinstitucional com o PROGCIN, as quais endossaram o projeto enviado a CAPES.

Os documentos oficiais do PROGCIN, projeto pedagógico e regimento, tiveram base no Plano Desenvolvimento Institucional – PDI/UFMA 2022-26 e na  Portaria CAPES nº 195, de 20 de novembro de 2021 e  Portaria CAPES nº 61, de 17 de Março de 2022, e o Manual do APCN- CAPES.

Destaca-se que Projeto Pedagógico do PROGCIN teve avaliação positiva em todos os itens avaliados pela CAPES, tendo sua aprovação em 07 de junho de 2023.

logotipo do programa de pós-graduação em ciência da informação da UFMA

A criação da logo foi realizada, através de parceria entre a UFMA e a Universidade CEUMA, pelos alunos do Curso de Comunicação Social com especificação em Publicidade e Propaganda, como atividade prática da disciplina Laboratório de Publicidade e Propaganda (6º período), de responsabilidade do Prof. Me. André Álvares Fernandes da Silva, no semestre letivo de 2023.2.

A equipe selecionada foi formada pelos alunos:

• Andreyna Milena Coelho Nogueira – Ra: 019058
  • Andrey Álvaro Cardoso Pereira – Ra: 022956
  • Bruna Laryssa de Maria Raposo Chaves – Ra: 022673
  • Karen Lorena Prazeres Costa – Ra: 017062
  • Marcos Rafel de Sousa Amorim – Ra: 019902

A logo nasceu a partir do estudo da Matriz SWOT do Projeto Pedagógico do PROGCIN, ou seja, da análise das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças do programa.

Assim, a logo remete a funcionalidade, encadeamento e avanço, tendo como inspiração as engrenagens, o símbolo do infinito e de passos, que representam movimento contínuo e progressivo.