Estrutura Curricular

Ementa: Estudo da Ciência da Informação a partir de fundamentos histórico e epistemológico num processo evolutivo nos contextos científico, tecnológico, social e cultural. Conceitos da informação presentes em disciplinas das ciências naturais, humanas e sociais, destacando, a concepção teórico-prática na Ciência da Informação. Paradigmas constituintes da área e suas transformações na sociedade da informação. A disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do campo. Tendências de pesquisa na área. 

Total: 4 créditos/60 horas

Ementa: A ciência e seus paradigmas na produção do conhecimento: empirismo/positivismo, racionalismo/dialética. Refletirá sobre a revolução cientifica e tecnológica e as mudanças sociais no campo da informação e como este campo foi emergindo enquanto campo de saber. Ao discutir os enfoques teóricos metodológicos da pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais a disciplina trará o debate sobre seus campos interdisciplinares articulando com os problemas de pesquisa com ênfase nas abordagens qualitativas e quantitativas. A caracterização dos tipos de pesquisa em Ciência da Informação e Biblioteconomia possibilitará maior empenho dos alunos na elaboração dos projetos de pesquisas que serão orientados para abordagens centradas em realidades e contextos que possam refletir mudanças estruturais de acordo com a perspectiva e objetivos do programa.

Total: 4 créditos/60 horas

Ementa: Aprofundamento de estudos e reflexões sobre da área de concentração do programa e da Ciência da Informação. Para tanto, ambientará os alunos com as linhas de pesquisa, aos objetivos e compromissos no campo científico, técnico e social do PROGCIN. Ademais, destacará os aspectos estruturais, normativos, políticas específicas, programa e demais procedimentos administrativos e acadêmicos para formação de profissionais de alto nível.

Total: 3 créditos/ 45 horas

Ementa: Orientação sistematizada para desenvolvimento do documento destinado ao processo de qualificação. O produto da disciplina culminará com o Exame de Qualificação, portanto o professor orientador de cada mestrando será responsável pela disciplina.  

Total: 3 créditos/45 horas

Ementa: Orientação sistematizada para o desenvolvimento do documento científico ou técnico e/ou atividades laboratoriais ou de experimentação que serão realizadas nas instituições parceiras. O produto da disciplina culminará com a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso, tendo como docente responsável o professor orientador de cada mestrando.

Total: 3 créditos/45 horas

Ementa: Produto aplicável em uma unidade de informação complementado obrigatoriamente por Texto Dissertativo. Devendo ser constituído por argumentos, provas que validem a produção de maquetes, softwares, manuais técnicos e serviços de qualquer natureza e em quaisquer suportes e mídias, com características de inovação e aplicabilidade. O processo de desenvolvimento terá como base a fundamentação teórica e aplicação de um método de análise e de interpretação, posto em prova na defesa pública.  O professor responsável pela disciplina será o orientador de cada mestrando.

Total: 06 créditos/90 horas

LINHA A – INFORMAÇÃO, GESTÃO ESTRATÉGICA E AMBIENTES DIGITAIS

Ementa: Na sociedade hodierna são apresentados novos ambientes de informação com novas tendências de gerenciamento, não só dos recursos e estruturas arquitetônicas, materiais, humanos, tecnológicos, financeiros e acervos informacionais, mas principalmente do capital informacional para movimentar e inserir as bibliotecas, sistemas ou redes de informação, e outras unidades na era informação e do conhecimento com diferencial competitivo. Será enfatizada a gestão com enfoque no planejamento e na administração de processos, recursos e insumos, visando oferecer produtos e serviços informacionais, com valor agregado à comunidade usuária nos diversos setores de produção do conhecimento. Oportuniza-se explorar metodologias, estratégia, ferramentas e indicadores de elaboração, implementação e avaliação de acervos, serviços e produtos informacionais desde a geração, passando pelos processos de reformatação, armazenamento e recuperação da informação, até sua transmissão e divulgação em uma variedade de formas e canais. Estimulo aos estudos de casos práticos para o desenvolvimento de planos, programas e projetos, e para aplicação de modelos de gestão e avaliação da qualidade, visando capacitar os profissionais para atuarem em múltiplas vertentes, incluindo desde as bibliotecas convencionais – públicas, especializadas e universitárias – aos centros de informação, arquivos, museus, e serviços de documentação, editoras, agências publicitárias, jornais, emissoras de rádio e televisão, empresas de consultoria, indústrias, sites da Internet, entre outros.

Total: 04 créditos/60 horas

LINHA B – MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO 

Ementa: A mediação da informação tomando como parâmetro as ações desenvolvidas pelos profissionais da informação para a disponibilização dos serviços, fontes e recursos informacionais. Estudo do comportamento informacional tendo como base a competência em informação para dar o suporte necessário ao ato de mediar a informação nos mais variados tipos de ambientes informacionais de forma ética, crítica e criativa. Para tanto, faz-se necessário que o profissional da informação desenvolva projetos e ações sociais, culturais e educacionais com vistas a proporcionar aos seus usuários as reflexões necessárias para que estes possam entender e contextualizar as realidades que os cercam visando a garantia do exercício pleno de sua cidadania.

Total: 4 créditos/60 horas

LINHA A – INFORMAÇÃO, GESTÃO ESTRATÉGICA E AMBIENTES DIGITAIS

  • Modelos Conceituais de Representação e Organização do Conhecimento;
  • Interação Humano-Computador e Usabilidade da Informação;
  • Comunicação Técnica e Científica nas Práticas Institucionais;
  • TIC, Produtos e Serviços para Unidades de Informação.

LINHA B – MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO

  • Inclusão Social, Diversidade Humana e Acesso à Informação;
  • Políticas Públicas de Informação;
  • Comportamento Informacional;
  • Informação e Saberes Regionais.