1º Ciclo de Debates – VIVENCIANDO O PROGCIN 2024

Os Ciclos de Debates são eventos promovidos pelo PROGCIN, que visam promover reflexão, debate e compartilhamento de experiências entre diversos atores e temas relacionados a prática da Ciência da Informação. O nosso primeiro Ciclo de Debates Vivenciando o PROGCIN objetiva divulgar informações sobre o PROGCIN, para os pós-graduandos, futuros candidatos ao processo seletivo 2025 e para toda a comunidade.

Aberto ao público – inscrição no site do PROGCIN
Emissão de Certificado
Evento presencial a ser realizado no CCSO, sala C 201 – Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Avenida dos Portugueses, nº 1966, Cidade Universitária, Campus do Bacanga, Vila Bacanga, São Luís – Maranhão
Contato: progcin.ccso@ufma.br

Dia 19 de setembro

Ciclo 1 – PROGCIN: Comunidade Docente – estudos, projetos e pesquisas futuras

Moderadora: Profa. Doutora Cassia Furtado – PROGCIN
Horário: das 14:00 h às 16:00 h

Ciclo 2 – Pesquisa e Extensão

Moderadora: Profa. Doutora Claudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro – PROGCIN
Horário: das 16:00 h às 18:00 h

Pesquisa e o Sistema Integrado de Bibliotecas da UFMA – Biblioteca do CCSO
Mestre Gilvane Carvalho Ferreira – Graduação em Biblioteconomia e Mestrado em Cultura e Sociedade ambos pela UFMA. Bibliotecária da Biblioteca do Centro de Ciências Sociais “Rubem Rodrigues Ferro” do Sistema de Bibliotecas da UFMA

Projeto de extensão: UNA-SE: Cultura, Educação Ambiental e Patrimonial – Polo Coroadinho e no entorno do Parque Estadual do Bacanga
Prof. Doutor Flávio Luiz De Castro Freitas – coordenador do projeto de extensão e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – PPGCULT/UFMA. Doutorado e Pós-Doutorado em Filosofia – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestrado em Cultura e Sociedade e Graduação em Filosofia, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cultura e Sociedade – PPGCULT, da UFMA.

Dia 20 de setembro – 14:00 hs às 17:00 hs

Ciclo 3 – Interdisciplinaridade em Ciência da Informação

Moderadora: Profa. Doutora Valdirene Pereira da Conceição – PROGCIN
Horário: das 14:00 h às 16:00 h
Doutor Edilson Reis
Doutorado em Design, com ênfase em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Design – Multimídia e Graduação em Biblioteconomia, pela UFMA. Editor Gerente da Revista Científica Saúde, Ambiente, Sustentabilidade e Tecnologia, do Centro Universitário Santa Terezinha (CEST)

Ciclo 4 – Produtos no Mestrado Profissional em Ciência da Informação

Moderador: Prof. Doutor Roosewelt Lins Silva – PROGCIN
Horário: das 16:00 h às 18:00 h
Profa. Doutora Luciana de Albuquerque Moreira
Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Faculdade de Letras, da Universidade do Porto (Portugal). Mestrado e Graduação m Biblioteconomia, pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.